Gerencie suas contas a pagar e receber

Cuidar da fatura do cartão de crédito: use o Paguei.

6 de julho de 2020 por admin

Dicas financeiras

Cuidar da fatura do cartão
Photo by Clay Banks on Unsplash

O cartão de crédito é uma ferramenta incrível para quem sabe usar. Mas para cuidar da fatura do cartão você pode usar alguns recursos. Afinal, é muito fácil sair comprando e no mês seguinte se assustar com o valor para pagar…

Segundo dados de uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e turismo (CNC), o cartão de crédito é a maior fonte de endividamento dos brasileiros, com 77,6%, conforme notícia do Correio Braziliense.

Além de ser uma das maiores causas, não pagar a fatura pode incorrer em diversas penalidades, como multas e juros, além da inclusão do nome em órgãos de proteção ao crédito.

Diversos sites trazem dicas para não cair em dívidas no cartão, como essas do PortalCorreio:

  • Procurar alternativas para pagar a fatura, se tiver condições de quitar o total do mês; 
  • Se tiver condições de pagar mais que o mínimo, entre em acordo para dividir a dívida em poucas parcelas porque os juros são mais baixos; 
  • Se só puder pagar o mínimo, lembre-se que o valor que ficou vai entrar na próxima fatura, com acréscimo de juros; 
  • Evite gastar o limite do crédito até que tudo se reorganize. Termine de pagar o que já tem e não faça novas dívidas para não entrar numa bola de neve;

O que fazer para cuidar?

Já vimos que não podemos deixar que as contas pagas e compras feitas no cartão virem uma bola de neve.

Então deixaremos aqui duas dicas de como cuidar da fatura do cartão de forma simples e de graça:

  1. Consulte sempre o extrato da fatura no seu banco ou site do seu cartão de crédito. Pode parecer algo simples, mas como lá sempre constarão as movimentações que irão compor a fatura seguinte, você poderá ver se está gastando muito;
  2. Use o Paguei, nosso gerenciador financeiro gratuito, para cadastrar cada lançamento financeiro e o dia que ele provavelmente cairá na fatura. Como você pode controlar também os outros gastos e contas fixas, terá uma visão geral do total que terá que pagar no mês seguinte por exemplo, evitando assim surpresas na hora de pagar as contas.

Concluindo: você pode usufruir de todos os benefícios do crédito, contanto que saiba como cuidar da fatura do cartão, seja no seu banco ou em um sistema como o Paguei!


Veja este e mais recursos do Paguei de graça. Crie sua conta e cuide do seu dinheiro.