Cada vez mais existem dificuldades para se manter o controle das contas da casa. São despesas inesperadas, consertos de última hora ou aquele reajuste no aluguel.
Então gerenciar suas contas a pagar é algo fundamental para uma vida financeira mais segura. Saber onde cada real é gasto pode ser a diferença entre terminar o ano tranquilo e poder relaxar nas férias ou se preocupar com as dívidas passadas.
Existem diversas ferramentas hoje disponíveis para este controle. Você pode usar uma planilha em excel ou mesmo a antiga caderneta ou caderninho. Mas com a modernidade, usar um software como o Paguei agiliza e muito esse processo.
Totais de entrada e saída
Veja bem. No momento que você passa a cadastrar cada conta paga, como a luz, água, supermercado, gasolina ou a mensalidade da escola, você passa a ver o montante acumulado do mês. Se no mesmo sistema você também cadastra o que ganha, pode ver se o saldo mensal – ou operacional – do mês será positivo (sobrou) ou negativo (ficou devendo).
Se você tem isto também já agendado para os meses futuros, poderá já prever, antecipadamente, se terá o valor suficiente para cobrir todos os gastos no período que está por vir. Ao mesmo tempo, poderá ver o quanto sobrará se for bem gerenciado.
Com a sobra vista e planejada, poderá então ver se cabe comprar aquela TV nova à vista ou parcelado; se aquele piso na cozinha poderá ser trocado no mês que vem ou se é melhor deixar para mais pra frente.
Claro, isto se você realmente lançar no sistema todas as saídas e entradas de dinheiro, desde a conta que chegou via boleto quanto aquilo que é gasto de maneira mais espontânea.
Então gerenciar suas contas a pagar é um exercício que deve ser praticado todo dia. No entanto, se você se manter fiel a esse processo, terá mais lucidez para realizar seus projetos ou rever as situações cotidianas de maneira mais calma e clara.