Gerencie suas contas a pagar e receber

O crescimento das lojas virtuais durante a pandemia.

15 de setembro de 2020 por André Traichel

Dicas financeiras

Durante a pandemia do COVID19, uma fenômeno que tem ocorrido no mundo dos negócios foi o grande crescimento das lojas virtuais. Segundo notícia no site da Época Negócios, em apenas dois meses foram mais de 107 mil novos estabelecimentos criados na internet, para a vender os mais diferentes produtos.

O crescimento das lojas virtuais

Podemos apontar diversos motivos para que isto tenha acontecido. Aqui vão alguns:

a) com o isolamento as pessoas começaram a procurar mais na internet para continuar comprando sem sair de casa;

b) aumentar a renda ou mesmo substituir as perdas, uma vez que muitas pessoas tiveram uma redução nos seus rendimentos;

c) aproveitar nichos de mercado para colocar produtos novos ou especializados, como no caso do nosso exemplo mais abaixo que cria cadernos artesanais e customizados.

O sonho de vender cadernos artesanais.

Uma destas novas lojas é a Pó de Flor Cadernos Especiais. Este novo negócio nasceu do sonho da sua empreendedora, a Mariana. Trabalhar com papelaria sempre foi um desejo dela, como ela própria comenta em seu novo site.

Para que saísse do papel e tomasse forma na internet, ela precisava de uma estrutura que fosse fácil para cadastrar e gerenciar os produtos para vender na web. Com isto em mente, podia seguir dois caminhos: sites como o MercadoLivre e Elo7, que cobram comissão sobre a venda; ou criar o seu próprio e-commerce, sem pagar comissionamento.

Para aproveitar o momento, diversas plataformas de lojas virtuais começaram a ganhar espaço, como o Iluria. Assim, criar o seu próprio e-commerce ficou muito mais fácil.

Este tipo de plataforma traz inúmeras vantagens para os empreendedores iniciantes. Por exemplo, toda a gestão de estoque fica por conta do sistema. Além disso, o cálculo do frete é feito de acordo com o produto e CEP de onde partirá a compra.

Customizar a loja com a sua marca ou mesmo usar templates também são oferecidos dependendo da plataforma escolhida. Outras tem planos gratuitos mas limitados e algumas tem valores de acordo com a quantidade de produtos ou recursos contratados.

Se usar um sistema para controlar o financeiro como Paguei, que é totalmente gratuito, você poderá gerenciar a entrada e saída do seu pequeno negócio sem precisar investir muito.

Então se você tem uma idéia e quer colocá-la para fora do papel, aproveite a oportunidade. De repente aquele seu passatempo pode virar um negócio rentável pela internet.