Conheça o IGP-M, o “índice do aluguel”.
IGP-M é o Índice Geral de Preços – Mercado, um índice de inflação utilizado no Brasil. Ele é calculado e divulgado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é composto por três subíndices: o IGP-DI, o IPC-A e o INCC. Ele é amplamente utilizado como índice de reajuste de aluguéis, contratos de construção e outros contratos comerciais.
Onde ele é aplicado?
O IGP-M é amplamente utilizado como índice de reajuste de aluguéis, contratos de construção e outros contratos comerciais. Ele é considerado um indicador importante para a economia brasileira, pois é utilizado como referência para a definição de preços de diversos bens e serviços, incluindo alimentos, transporte, eletricidade, entre outros.
Ele também é utilizado como referência para a definição de metas de inflação pelo Banco Central do Brasil. Além disso, o índice é utilizado como base para o cálculo de indenizações em processos judiciais, contratos administrativos, entre outros.
O que é o IGP-M acumulado?
Acumulado é um termo que se refere à soma de valores ao longo de um determinado período de tempo. No caso do IGP-M, o acumulado refere-se à variação percentual do índice desde o início do ano até o mês atual. Por exemplo, se o IGP-M acumulado em 12 meses for de 5%, isso significa que os preços dos bens e serviços medidos pelo índice aumentaram 5% nos últimos 12 meses. O acumulado é usado para avaliar a evolução do índice ao longo do tempo, e é um indicador importante para medir a inflação no país.